desescolarizando

Às vezes a gente fica doente e esse ficar doente é, na verdade, um pedido do corpo pra gente parar.

Cá estou eu, parada. Com um problema na córnea que me impede de sair de casa, graças a uma queda de imunidade e a um vírus oportunista, comecei o dia estressada por não poder fazer “tudo o que eu tinha que fazer”, e agora me pego relaxando e gostando da pausa. Que talvez eu não me permitisse de outro modo.

Desde o início do ano, o que eu venho querendo fazer é parar. Mas é muito difícil se dar o tempo. Estamos tão acostumados às obrigações e às distrações, que ficar sem nada para fazer é um pouco angustiante. Ficar apenas consigo mesma. Sem trabalho, sem pendência, sem cuidar da casa, sem tomar providência, sem facebook, sem tevê. Só consigo mesma, com seus pensamentos, com suas questões.

Daí estava aqui pensando por que venho há tanto tempo querendo esse momento de tédio. Por que é importante para mim ter esses momentos assim, sem nada para fazer? Apenas para ficar comigo mesma, lidando com essa imensidão?

Tenho aproveitado alguns momentos para ler e reler textos de blogs e sites de educação e maternagem, além de ver e rever filmes e entrevistas sobre o mesmo tema. Eis que (re)assistindo hoje a um video da Ana Thomaz, sobre desescolarização, me atingiu a resposta em cheio: estou me desescolarizando.

Desescolarizar é limpar as influências. É desintoxicar-se.  Livrar-se dos programinhas que instalamos em nós mesmos ao longo da vida e da nossa educação de moldagen, e que ficam atuando no plano de fundo, mesmo quando não percebemos e não queremos.

Ter tempo para estar consigo – mas estar de verdade, em contato profundo, sem distrair-se com o dia a dia, as urgências compulsórias, o entretenimento, a matriz. É também ter tempo para examinar-se, conhecer-se. Um contato íntimo e profundo que normalmente não temos com nós mesmos. Estar conectado, não com a rede, mas consigo.

Então aqui estou, presa em casa por força maior, e desintoxicando, voltando a me conectar comigo mesma.

Deixe um comentário

