carta a Maria Helena

Fui visitar-te. Estava de férias, e subi a serra para ficar contigo, na casa colonial em que morava. Você não estava de férias, trabalhava — arrumava-se cedo todos os dias, saltos muito altos, blazer, arrumada como sempre, e com seu perfume característico. Mas no restante do tempo, ficávamos juntas, conversávamos, convivíamos.

Como seu rosto me é nítido, seu cabelo, seu cheiro!… Como se nada tivesse mudado e não se tivesse passado um dia.

Eu fora para as férias sozinha, Daniel e Gustavo haviam ficado em casa. Eu fora apenas para aproveitar você. E passava os dias ali, curtindo você e o local, o restaurante que você administrava na parte térreo da casa, os arredores e o cheiro de mato — também muito nítido. Não sei de onde criei esse cenário.

Chegou a hora de vir embora, numa segunda-feira… Mas eu não vim. Estava tarde e decidi pegar a estrada no dia seguinte, ainda de dia. Mas o dia seguinte chegava, eu me demorava a arrumar as malas e, mais uma, vez ficava. Nos despedíamos pela manhã, antes de você ir para o trabalho, mas quando voltava, eu ainda estava lá. E ficávamos juntas de novo, apreciando a companhia uma da outra.

Estava tão gostoso contigo, que não me decidia a ir embora. Eu não queria me afastar novamente. Queria ficar ali contigo, conversando, nada de especial, tudo muito especial.

Havia tanto tempo não convivíamos!… Eu estava com saudades.

Estou sempre com saudades, mãe. Não queria deixar-te assim, outra vez, sem mais nem menos… Queria continuar a conviver…

Mas as férias acabaram, e eu acordei.

Um comentário sobre “carta a Maria Helena

Deixe um comentário

