vamos convidar os meninos pra brincar de boneca?

meninos de sling

Minha mãe era feminista. Criando a primeira filha, minha irmã, decidiu que não iria dar nenhuma boneca para a menina. Nem boneca, nem panelinha, nada disso. Porque mulher não tinha que ser criada pra cuidar de filho e de casa.

Quando minha irmã, com pouco menos de um ano, ganhou da babá um boneco quase do tamanho dela (apelidado de Tunico), ficou tão louca com o “neném” que não desgrudou mais dele de jeito nenhum. Ela e Tunico rapidamente se tornaram inseparáveis.

Minha mãe repensou sua posição anti-bonecos (ufa, me dei bem), e daí pra frente até as Barbies (não sem resistência) conseguiram galgar seu caminho pra dentro de nossa casa.

Os anos passaram, e hoje eu vejo como as feministas daquele tempo estavam equivocadas. Em vez de vetar o acesso das filhas a bonecas e brinquedinhos domésticos, e dessa forma correr o risco de criar uma geração desapegada da casa e dos filhos (que perda seria!)… deviam ter dado bonecas e panelinhas para os meninos.

Menina não tem mesmo que brincar só de casinha e de boneca. Tem que brincar de pique-pega, de astronauta, de trapezista, do que quiser! Da mesma forma, os meninos podem brincar de carrinho, de bola de gude, de cientista, de casinha e de boneca! De que outra forma ensinaremos a eles que cuidar da casa e principalmente de outro ser, são atitudes de suma importância? Assim criaremos os pais do futuro, que não acreditarão que todo cuidado com o bebê é responsabilidade da mãe. Que entenderão que pai também só tem um. Que não irão apenas ajudar a mãe na criação dos filhos, mas exigir participar.

E aí? O que as mães (e os pais!) de meninos acham? Vamos dar bonecas e outros brinquedos “de menina” para eles?

Anúncios

2 comentários sobre “vamos convidar os meninos pra brincar de boneca?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s