presença de alma

lotus

Às vezes tenho a sensação de estar vivendo um pouco bestamente. Um pouco sem razão, sem encontrar sentido em muitas das coisas que faço. É como se, ao realizar essas coisas, minha alma estivesse, de alguma forma, ausente. Perdida em pensamentos sobre outros lugares e outros tempos ou contrariada por não estar em outro lugar, onde preferiria estar. São sentimentos que incomodam. As coisas ficam malfeitas e o tempo, mal aproveitado.
O que mais me dá satisfação é fazer justamente aquelas coisas que me prendem ao local e momento exatos em que me encontro: praticar yoga, desenhar, cozinhar, fazer caminhadas. São coisas que me exigem presente, que me fazem focar e curtir o momento, em vez de divagar. Sem conflito de interesses. Estar no lugar em que gostaria de estar, fazendo o que gostaria de fazer. Coisas que me fazem ouvir ao fundo aquela musiquinha do Gil: “O melhor lugar do mundo é aqui e agora…”
Estar presente em tudo que se faz aumenta a qualidade de vida, assim como nossa percepção do tempo. “Viver no momento expande a espessura do presente.”Perceber o momento, e perceber a si no momento – sensações físicas, estado da mente . Perceber o que está a seu redor – sons, cheiros, paisagens.
Quando consigo me tornar assim, consciente, sinto=me satisfeita e noto o aliviar de tensões, o esvair de pensamentos confusos, de dúvidas e de inseguranças.
Colocar a alma no que fazemos pode ser difícil, mas vale a pena. Tentar viver mais consciente de si mesmo e de tudo ao redor.

Deixe um comentário

